Sexualidade é um assunto inesgotável, em constante discussão e que, inegavelmente, desperta a atenção do público. A segunda edição de Sexualidade: do Prazer ao Sofrer, ampliada e atualizada, apresenta diferentes perspectivas e questionamentos sobre o tema.
Dividida em nove partes e elaborada com a colaboração de experts de diferentes áreas de atuação, esta obra apresenta as dimensões histórica, conceitual, biológica, biopsicossocial, sociocultural, jurídica, de saúde pública e da educação e esclarece mitos, preconceitos e tabus da Sexologia.
Indicada a psicólogos, psiquiatras, médicos e psicoterapeutas, esta obra motiva e auxilia os profissionais a (re)descobrirem a sexualidade, dirimindo dúvidas e suscitando novas questões acerca deste tema tão desafiador e apaixonante.
Nesta publicação, em co-autoria com a educadora Mônica Saldanha, apresentamos o capítulo: "Relações de Gênero: Ontem e Hoje".
A proposta do capítulo é de conhecer os conceitos e proposições que na atualidade integram os estudos e pesquisas em sexualidade e gênero, além de traçar um panorama histórico, compreendendo percalços e transformações abrindo perspectivas na compreensão de tensões que fazem parte do imaginário social no que toca à nossa existência enquanto sujeitos "engendrados".
Outro ponto-chave do capítulo é de encontrar modos de equalizar os saberes e as ações para desconstruir as categorias e hierarquias sociais que constitui um desafio para os estudos das sexualidades e dos gêneros. Nessa perspectiva, propusemos a busca de uma teoria-prática transformadora tendo como base os saberes de ontem e hoje.