DR. MARCELO TONIETTE

| CRP 06/49357-4
Psicólogo e Psicoterapeuta


CONSULTÓRIO |

(11) 3815-5467


WhatsApp |

(11)97498-7060


Rua Luminárias, 271 - Vila Madalena - São Paulo-SP

ARTIGOS

   

CONSULTA PSICOLÓGICA ONLINE/A DISTÂNCIA

entenda o que é e como funciona a psicoterapia online/a distância


Por Psic. Dr. Marcelo Toniette



Consulta psicológica on-line o que é e como funciona

Desde a década de 1990, os Conselhos de Psicologia vêm debatendo sobre a necessidade da mudança de paradigma da prestação de serviços da área psicológica resguardando questões técnicas e éticas.


Por meio da Resolução CFP nº 11/2018, foi regulamentada a “prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias de informação e comunicação”, também conhecida como psicoterapia online –ou terapia online ou atendimento psicológico online.


Desse modo, a modalidade de atendimento psicológico mediada pelo computador é reconhecida e está de acordo com os princípios éticos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Ao procurar um/a psicólogo/a, é importante checar se está inscrito/a no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Além disso, o/a profissional que oferece atendimento online, seguindo a Resolução CFP nº 11/2018, deve estar devidamente cadastrado na Plataforma e-Psi, do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Dentre as vantagens da psicoterapia online está o fato de que pode ser feita pelo/a cliente a partir da sua casa, ou escritório, ou de qualquer localidade do Brasil ou do exterior.


Desse modo, o atendimento psicológico online torna-se uma possibilidade para o/a cliente que não tem condições de se deslocar até um consultório de psicologia, seja por motivo de saúde, viagem, residência em outra cidade ou país, ou mesmo carência de profissionais na sua localidade.



QUANDO A PSICOTERAPIA ONLINE É PROCURADA


Apoiada em valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a psicoterapia é uma prática baseada no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano.


A busca pelo atendimento psicológico online pode acontecer, tanto para quem busca orientação psicológica, quanto para quem busca iniciar um processo terapêutico.


No primeiro contato com o/a profissional, quando da ocasião da entrevista psicológica inicial, caso a pessoa sinta-se bem, e assim desejar, pode dar início ao processo psicoterapêutico.


Vale ressaltar que, antes de iniciar qualquer atendimento psicológico presencial –quando a pessoa vai até o consultório do psicoterapeuta–, ou atendimento psicológico online, é importante que exista empatia do/a cliente com o/a profissional. O primeiro contato, portanto, pode ajudar o/a cliente em perceber se o/a profissional transmite confiança e se sente bem para dar continuidade aos trabalhos.

A psicoterapia online é uma modalidade de atendimento psicológico que pode ser uma opção no caso do impedimento da distância física, seja do/a cliente viver ou estar a passeio ou a trabalho em uma cidade ou país diferente do terapeuta, ou no caso de qualquer outro impedimento –incluindo físico e/ou emocional– que impeça o deslocamento do/a cliente até o consultório do/a psicoterapeuta.

Essa modalidade de atendimento psicológico é indicada, tanto para maiores de 18 anos, quanto para crianças e adolescentes. No caso de menores de idade deve haver consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais.


Em determinados casos, a psicoterapia online não é recomendada, a exemplo de tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas que apresentem ideação suicida, distúrbios psicológicos graves ou surto psicótico; situações que envolvem violência ou violação de direitos; ou mesmo situações de emergência ou desastre, a exemplo de enchente, incêndio ou acidentes em geral.


Nos casos descritos, o/a cliente será orientado/a para ser atendido/a de forma presencial, por profissional ou equipe, em rede de assistência mais próxima.


O/A profissional avaliará a viabilidade do atendimento online e fornecerá orientação para cada caso específico.



QUANDO A PSICOTERAPIA É INDICADA


O atendimento psicológico é indicado quando existe preocupação recorrente com alguma questão ou situação, que gera impactos no cotidiano da pessoa. Estamos mais habituados a lidar com a dor física, mas nem sempre conhecemos maneiras de lidar com a dor emocional, que também existe.


Além de ser um caminho para o autoconhecimento e busca do bem-estar, a psicoterapia pode ser útil em situações em que a pessoa apresente dúvida, insegurança, ansiedade, irritabilidade, incômodo persistente, preocupação excessiva, estresse, tristeza, depressão, baixa autoestima, medo ou conflitos em alguma parte da sua vida, que de algum modo prejudica o bem-estar e o desenvolvimento pessoal, gerando problemas, seja no âmbito privado, seja no âmbito social.


As dificuldades quase sempre estão associadas à angústia e ao sofrimento, a exemplo de desmotivação, cansaço persistente, problemas no sono, uso abusivo de substâncias –cigarro, álcool e drogas em geral–, comida em excesso; podendo ter desdobramentos no campo dos relacionamentos de maneira geral, incluindo o campo profissional.



COMO A PSICOTERAPIA ONLINE FUNCIONA


Em linhas gerais, o funcionamento da psicoterapia online segue os mesmos princípios da psicoterapia presencial, sendo que alguns pontos devem ser considerados também pelo/a cliente, a fim de resguardar a privacidade e confidencialidade.


A sessão tem duração de 50 minutos e deve ser previamente agendada.

É indicado que o/a cliente esteja em ambiente tranquilo –onde a privacidade seja garantida–, que não realize atividades paralelas –ou algo que gere dispersão–, que utilize câmera –webcam– e, preferencialmente, fone de ouvido.


Também é recomendado que o dispositivo utilizado pelo/a cliente e psicoterapeuta –computador, notebook, tablet, smartphone, ou outro– tenha software de comunicação –Skype ou WhatsApp–, antivírus e firewall instalados e atualizados, além de conexão de internet privada e de qualidade –por questões de segurança, sugere-se evitar rede de internet pública.


Caso se opte pelo atendimento via WhatsApp, recomenda-se desativar notificações a fim de evitar dispersão ao longo do atendimento.


Em suma, para a psicoterapia online acontecer é necessário:


  1. Ambiente tranquilo que favoreça a privacidade e concentração –não é recomendado atividades paralelas, ou interferências, no decorrer da sessão.
    Computador, notebook, tablet, smartphone, ou outro dispositivo, que tenha câmera e permita uso de fone de ouvido.
    O dispositivo deve ter software de comunicação –Skype ou WhatsApp–, antivírus e firewall instalados e atualizados.
    Conexão de internet de boa qualidade.
    Estar conectado/a para realizar a sessão no dia e horário previamente agendado.


O SIGILO PROFISSIONAL NA PSICOTERAPIA ONLINE


Seguindo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o profissional adota todas as medidas e condições necessárias para que o conteúdo das sessões seja mantido em absoluta confidencialidade e sigilo, preservando a intimidade e privacidade do/da cliente, seja no atendimento psicológico presencial, seja no atendimento psicológico online, seja em qualquer outro serviço prestado.



É importante ressaltar que, mesmo com cuidados adotados –a exemplo do uso de software de comunicação, antivírus e firewall atualizados–, o meio eletrônico pode apresentar vulnerabilidades, o que não o torna ambiente tecnicamente sigiloso e seguro.


Todavia, os softwares de comunicação utilizados –Skype e WhatsApp– adotam recursos de criptografia de dados, o que aumenta consideravelmente a segurança dessa modalidade de atendimento.


Pelo fato de tudo aquilo que o/a cliente fala na sessão de psicoterapia ser tratado com confidencialidade e sigilo, é expressamente proibido gravar e/ou veicular o conteúdo, seja por meio de vídeos, imagens, textos, seja por meio de qualquer outra forma de comunicação, seja ela criptografada ou não.



A PSICOTERAPIA ONLINE E A PSICOTERAPIA PRESENCIAL


A psicoterapia consiste na aplicação de métodos científicos que tendem a resolver a maioria dos casos e de problemas psicológicos.


Apesar de todo/a psicoterapeuta seguir os critérios estabelecidos pelo código de ética da profissão, cada profissional pode adotar especificidades na forma de trabalho psicoterapêutico, seja na modalidade presencial, seja na modalidade online.


Ao longo do trabalho psicoterapêutico, quando possível, pode ser intercalado com sessões online e sessões presenciais.


Em qualquer momento, tanto o/a psicólogo/a, quanto o/a cliente, estão livres para avaliar o processo psicoterapêutico, e realizar os ajustes necessários.


Assim como na psicoterapia presencial, psicoterapeuta e cliente, em conjunto, definem a finalização dos trabalhos, que acontece quando os objetivos iniciais forem alcançados e de acordo com a demanda apresentada pelo/a cliente.

Seguindo as recomendações e cuidados técnicos, a psicoterapia online funciona da mesma forma e é tão eficaz quanto a psicoterapia presencial.


A psicoterapia online é meio possível para iniciar ou dar continuidade a um trabalho psicoterapêutico favorecendo o autoconhecimento, promoção do bem-estar e alcance da melhoria da qualidade de vida.






--------------------------------------------
É autorizada a reprodução e divulgação total ou parcial deste texto, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.
TONIETTE, Marcelo. Consulta psicológica online/a distância: entenda o que é e como funciona a psicoterapia online/a distância. Disponível em: <http://www.matoniette.psc.br/artigos/como-funciona-consulta-psicologica-terapia-online.html>. Acesso em (dia/mês/ano).

 

CONSULTÓRIO

Consultorio Psicologia Dr. Marcelo Toniette

 

Recepção | Consultório Psicológico Dr Marcelo Toniette

DR. MARCELO TONIETTE | CRP 06/49357-4

Psicólogo, Psicoterapeuta e Terapeuta Sexual

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP

CONSULTÓRIO | (11) 3815-5467 / 3815-9620

WhatsApp | (11)97498-7060

Rua Luminárias, 271 - Vila Madalena

05439-000 - São Paulo-SP [Veja no GoogleMaps]

Copyright © 2018-2020 Psic. Dr. Marcelo Toniette. Todos os direitos reservados.

^
topo
^
topo